quinta-feira, 22 de abril de 2010

Assista uma entrevista com o Pr. Paulo Romeiro que o CACP fez. Se você quiser outros vídeos do CACP acesse o site - www.cacp.org.br



Perfil do Pr. Paulo Romeiro

Bacharel em Jornalismo pela Universidade Brás Cubas de Mogi das Cruzes, SP, (1978). Em janeiro de 1979, cursou a Escola de Ministério, sob o patrocínio do World Evangelism, com sede em San Diego, Califórnia, EUA.


O curso reuniu mais de 500 pessoas de 37 países diferentes. A possibilidade de troca de informações foi enorme e constante. Conheceu muitos preletores diferentes, desde a ala evangélica conservadora norte americana até aos carismáticos mais extremados.


Ainda em 1979, nos EUA, matriculou-se no programa de Pós-Graduação de Mestrado em Teologia pela Melodyland School of Theology (MST), uma escola teológica de linha carismática, concluindo o curso em 1982.
pr.paulo@ictrindade.com.br

Também cursou o Gordon-Conwell Theological Seminary em Boston, Massachusetts, um seminário com mais de 100 anos de tradição, onde concluiu o Mestrado em Teologia, em 1987. Em 11 de abril de 1984, foi ordenado pastor pelo Southern California District Council of the Assemblies of God (Concílio Distrital das Assembléias de Deus do Sudeste da Califórnia), EUA.

Desenvolveu trabalhos evangelísticos em diferentes países como Nigéria, México, Guatemala, El Salvador e Estados Unidos e em vários países europeus. Durante os sete anos que permaneceu nos Estados Unidos, estudou apologética sob a égide do Dr. Walter Martin, renomado apologeta e autor da obra The Kingdom of the Cults (O Império das Seitas), um clássico sobre os novos movimentos religiosos. O Dr. Walter Martin foi também o fundador do Christian Research Institute (Instituto Cristão de Pesquisas) nos Estados Unidos.

A partir de 1989 começou a pesquisar um movimento importado dos Estados Unidos denominado Teologia da Prosperidade, que se espalhava rapidamente pelo Brasil. Em resposta a esse fenômeno, surgiu o seu primeiro livro intitulado SuperCrentes: O evangelho segundo Kenneth Hagin, Valnice Milhomens e os Profetas da Prosperidade, publicado pela Editora Mundo Cristão em 1993. Este livro tornou-se um best-seller no mundo evangélico.

Logo em seguida, escreveu Evangélicos em Crise: Decadência Doutrinária na Igreja Brasileira, publicado pela mesma editora, em 1995. Nele, tratou de várias questões que afetavam e continuam afetando o mundo evangélico, tais como batalha espiritual, a demonologia
neopentecostal, a problemática dos milagres, o estabelecimento de datas para o retorno de Cristo, o envolvimento dos evangélicos com a política partidária e questões éticas. Grande parte da informação publicada foi resultado de constantes pesquisas de campo.

Em 2005 publicou Decepcionados Com a Graça: Esperanças e Frustrações no Brasil Neopentecostal, também pela Editora Mundo Cristão. Nesta obra aborda com detalhes, o processo que se inicia na atração de fiéis e culmina em decepções que, não raro, afugentam definitivamente milhares de pessoas das Igrejas.

Posiciona historicamente este fenômeno e propõe um modelo eclesiológico que resgate a esperança e o sentido bíblico da graça de Deus, fortes pilares da fé cristã. Escreveu Desmascarando as Seitas, em parceria com Natanael Rinaldi. O livro foi publicado pela CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus) e trata dos novos movimentos religiosos como Testemunhas de Jeová, Mormonismo, Seicho-no-Iê, Igreja Messiânica Mundial e outros.

Como conseqüência da publicação dessas obras, houve uma grande demanda por conferências, pois as igrejas e instituições teológicas procuravam mais informações. Assim, viajou intensamente, realizando seminários, participando de programas de rádio e TV, dando entrevistas para jornais e revistas sobre tais assuntos.

Em 1997, fundou uma organização denominada AGIR (Agência de Informações Religiosas) a fim de dar prosseguimento ao trabalho de pesquisa sobre religiões e crenças em geral. Em março de 2004, recebeu o título de Doutor (Ph.D) em Ciências da Religião pela Umesp (Universidade Metodista de São Paulo).

É o fundador e pastor presidente da Igreja Cristã da Trindade, localizada na Avenida Jabaquara, no 2461, junto da estação Metrô São Judas, na cidade de São Paulo. Tem realizado simpósios sobre religiões e discernimento bíblico em igrejas e instituições teológicas desde 1983, no Brasil e no exterior, além de seminários para líderes de diferentes denominações sobre discernimento doutrinário.

Colabora também com a mídia secular, tanto nacional quanto internacional (Rádio e TV BBC de Londres, Revista Povos, entre várias) fornecendo informações para os principais orgãos da mídia escrita sobre os novos movimentos religiosos. Muitos de seus artigos já foram publicados em revistas e periódicos evangélicos.

É diretor e apresentador do programa "Um Toque de Deus" na Rádio Musical FM 105,7, na capital, São Paulo, juntamente com outros pastores da Igreja Cristã da Trindade e colaboradores da AGIR.

É professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

Casado com Simone, tem dois fillhos: Alyne e Adryel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário