segunda-feira, 6 de julho de 2009

Um pastor rejeitado para o Ministério - Por Pr. Alexandre Farias

Um pastor rejeitado para o Ministério - Por Pr. Alexandre Farias

Depois de passar anos e anos trabalhando para a obra do Senhor, um pastor de uma igreja pensou em deixar o seu cargo devido a sua idade estar avançada, mas a preocupação era : para quem passar o cajado?Quem iria estar em seu lugar?

Quem poderia substituir este pastor que alcançou o sucesso em seu ministério?

Preocupado, reuniu a igreja e anunciou a sua decisão. Explicou a sua preocupação e deu a oportunidade dos candidatos ao cargo enviarem seu currículo ministerial.

Depois de alguns dias, o pastor recebeu apenas uma carta de um candidato que não era membro da igreja, mas cristão.

Ele reuniu o conselho da igreja para ler a carta e resolver se aquela pessoa serviria para o cargo pastoral.

O pastor que iria deixar o cargo disse: Senhores, eu recebi apenas uma carta e creio que devo ler a vocês o que ela relata sobre o candidato. Vamos a ela:


“ Amigos de ministério,Graça e pazSabendo que o cargo esta a disposição, mesmo não sendo membro desta igreja, resolvi me candidatar por ser um irmão em Cristo e participar do corpo de Cristo. Quero falar um pouco do meu ministério.

A misericórdia de Deus tem sido viva em minha vida. Deus tem usado a minha vida para pregar em diversos lugares não grandes, mas pequenos.

Deus me deu a capacidade de ser escritor, gosto de escrever para os meus amigos sobre a Palavra de Deus.

Não sou um jovem, mas tenho muita vontade de fazer a obra do Senhor. Admito que nunca fiquei numa igreja por muito tempo. Certa vez, tive que deixar uma cidade correndo porque a minha pregação causou um grande tumulto.Não gostaram do que falei, mas era a verdade direta e clara.

Tenho que admitir que alguns não gostam do jeito que prego, mas não me preocupo em agradar a ninguém, mas procuro agradar ao meu Senhor.

Deixo claro que sou ex-presidiário, estive na cadeia por alguns anos, não porque as minhas ações foram más, pelo contrário, foi por causa da palavra de Deus, por defender o que creio.

Fui preso por amor a palavra, não me prenderam porque escondi dinheiro no meio da bíblia, não tive nenhum vídeo no you tube que pudesse me acusari, não fui acusado de charlatanismo, não fui preso por enganar os fiéis vendendo amuletos. Por falar nisso, parece que nos dias de hoje isso vem sendo comum no meio evangélico, mas declaro que aqueles que me prenderam não tiveram nenhuma prova contra mim. Me prenderam porque quiseram me calar, pediram que me calasse e não pregasse a palavra de Deus. Preferi ser preso do que me calar.

Tenho que admitir que a minha saúde não é muito boa, sou uma pessoa doente, porém, eu consigo trabalhar.Entendo que todos nós, filhos de Deus ou não, ficam doentes. A diferença é que podemos ser curados pela fé no filho de Deus.

Até agora, eu mesmo tenho trabalhado para sustentar as minhas despesas, embora pequenas. Não acho que o pastor necessita ter uma vida luxuosa, mas o necessário para viver. Conheço alguns que já compraram até aviões, helicópteros enquanto seus membros não tem um burrinho para passear. Não sou aquele que arranca a lã da ovelha para vender em praça pública.

As igrejas que tenho pregado são pequenas, não acredito que a igreja deva ser luxuosa e enorme, pois eu mesmo não daria conta em atender a todos os irmãos. Já não é fácil tomar conta de uma igreja com poucos membros, imagine uma igreja enorme!

Eu não sei como alguns pastores querem uma igreja que caiba 8 mil membros se não dão conta nem dos 500 ou 1.000 que já tem.

Acredito que a melhor forma para pregar o evangelho é ter diversas igrejas espalhadas de vez construir catedrais.

Admito que não tenho interesse em buscar relacionamentos com os grandes líderes religiosos, prefiro passar o meu tempo com os pobres, pessoas que não são importantes para o meio religioso e com aqueles que necessitam do Evangelho.

Eu não gosto de anotar o numero daqueles que batizei, aqueles que aceitaram Jesus como Senhor em minhas pregações. Eu não busco glórias e fama pelos meus títulos, pois eles não passam de trapos perto do que Jesus fez por mim.

Sou um homem que não gosto de vivenciar o passado para me gloriar. Nunca tive um arquivo sobre o que fiz. Quer dizer, se o meu arquivo guardasse o que já fiz, apenas tinham relações de pecados que o meu Jesus apagou com o seu sangue.

Em minhas pregações, não busco agradar a ninguém. Prego que o cristão, mesmo sendo dizimista ou ofertante pode passar necessidades. Em nenhum momento das Escrituras Sagradas eu vejo o contrário. Eu creio que Deus abençoa aos seus filhos, mas não como estão pregando com esta teologia da prosperidade.

Eu mesmo já passei fome, não tive o que vestir, mesmo fazendo a obra do Senhor. Não posso pregar o que os cristãos querem ouvir, mas aquilo que a palavra de Deus relata.

Se os senhores quiserem me dar à oportunidade de estar à frente do ministério de vocês, vou me esforçar ao máximo para ser benção na vida dos senhores. Desde já, digo que não sou perfeito. As vezes, o bem que quero fazer, eu não consigo, mas o mal que não quero, este faço. Não sou perfeito, sou apenas justificado pelo sangue de Jesus.”

Desde já, agradeço a atenção dos irmãos. "

---------
Depois de ler a carta para o conselho da igreja, iniciou uma discussão se este homem era apropriado para ser o futuro pastor do ministério. Demorou apenas alguns minutos para que o veredicto fosse dado.

O conselho foi unânime em sua decisão. Um dos pastores mais antigos do ministério tomou a palavra e disse:

“Este homem não serve para estar na frente deste ministério. Como um ministério de anos e anos de sucesso vai admitir um pastor que já passou pela cadeia mesmo ele dizendo que não teve culpa? Mesmo ele dizendo que foi preso só porque não queria se calar ?

Se o pastor deve ser o exemplo da igreja, como é que podemos ter um ex-presidiário como pastor?

Não podemos admitir um pastor doente. Como podemos ter um líder doente? Não podemos admitir que o líder da igreja esteja doente!

O nosso pastor deve ser saudável e não pode ficar falando das suas incapacidades físicas para igreja porque muitos irmãos estão buscando a sua cura nas reuniões de oração!

O que nós vamos falar para os outros pastores ?

Que temos um pastor doente !

Ter um pastor doente é impossível!

Outra coisa, este ministério não pode ter um pastor que não tenha um bom relacionamento com os lideres que estão em destaque!

Precisamos de um pastor carismático, simpático e que tenha um bom relacionamento com todos. Ele não precisa ser tão rígido na Palavra, não queremos um pastor que traga palavras dura para igreja.

Não podemos ter um pastor que ensine que o crente pode passar necessidade mesmo dando o seu dizimo e sua oferta! O pessoal não vai mais dizimar e nem ofertar!

Pelo que ele disse, ele gosta de igrejas pequenas e o nosso projeto é crescer e construir uma igreja para 10 mil pessoas! Como vamos conseguir realizar este
projeto com ele sendo o nosso pastor?

Certamente ele irá enviar muito dinheiro para os missionários e esquecer da igreja.

Nós precisamos de alguém que seja carismático, maleável, que invista na igreja, que pregue apenas mensagens de vitória, que tenha um bom relacionamento com os líderes em destaque no meio evangélico e que faça os membros serem ofertantes e dizimistas a qualquer custo!

Não queremos este homem como pastor da nossa igreja e nem de nenhuma das nossas congregações.”

Quando o pastor acabou de falar, um dos integrantes perguntou qual era o nome do candidato. Houve uma curiosidade em saber quem era o candidato.

O pastor pega a carta e olha no final da carta o nome do candidato. Ele fica surpreso em ler o seu nome e diz:

Irmãos, esta carta é do Apóstolo Paulo.

Um comentário:

  1. Muito bom este post. Infelizmente esta é a cara da igreja de hoje. Se não crermos que a Palavra de Deus é a Verdade corremos o risco de apostatar da fé. Apesar de falarmos tanto do apóstolo Paulo, creio que ele se envergonharia do evangelho de hoje.

    ResponderExcluir