segunda-feira, 13 de julho de 2009

NA CONTRAMÃO DA RELIGIÃO - LUCAS 15:1 e 2 - Por Pr. Américo Grande

Eis aqui mais uma artigo, e a intenção deste como nas anteriores não é que concordem ou discordem, mas sim que reflitam a respeito do assunto e confirmem se há veracidade nas informações passadas. "Epidemia não é um surto de doença avulsa ou isolada, mas generalizada".

É fato que todos nós, cristãos ou não, gostamos das coisas boas e até fazemos sacrifícios enormes para alcançá-las.
Dentro deste universo nós escolhemos as melhores roupas, o melhor perfume, o melhor prato, o melhor carro, o melhor lugar, o melhor passeio, gostamos de elogios e gozarmos de boa reputação, queremos os melhores amigos (as)(de preferência os mais abastados), queremos o melhor para nossos filhos, e de vez em quando queremos ser vistos e ovacionados. Ficar escondido nos bastidores não é coisa boa. Se puder, quem não terá tudo isso?

Gostaria de vos apresentar alguém que viveu todas estas situações e como Ele se comportou diante delas.

1° Essa pessoa desprezou a nobreza porque sua genealogia foi manchada propositalmente por alguns antepassados que eram desprezíveis, pobres, mentirosos, enganadores, prostitutas e uma estrangeira (Lucas 3:23-38).

2° O lugar onde ela nasceu era desprezível, lugar que acolhia animais, e seus primeiros visitantes foram pastores que cheiravam a cabras e ovelhas. (Lucas 2:1-20)

3° Já adulto, teve que escolher outras doze para ser seus discípulos. Ele não foi buscar nas universidades de renome ou numa agência de empregos, mas na periferia, no submundo da pobreza. Ele selecionou gente simples, pescadores, indoutos, um coletor de impostos e um que o trairia mais tarde. (Mateus 10)


4° Ele possuía um título ou codinome incondizente. Era chamado de "Nazareno", só porque tinha morado um tempo na cidade de Nazaré, uma cidade pequena, irrelevante, desprezada, desconsiderada e de má reputação. (João 1:43-51)

5° Quando um dos príncipes ou um dos principais da religião local foi procurá-lo na calada da noite, ao invés Dele desdobrar um tapete vermelho para recepcioná-lo, Ele o confrontou e o instruiu a repensar sua vida religiosa. (João 3:1-21)


6° Certa vez, ele estava de viagem para o norte de seu país, quando quase na metade do caminho parou em uma cidade e foi direto a um poço. Parando à beira deste para beber água, encontrou uma mulher estrangeira e de má reputação. O costume mandava Ele se afastar imediatamente e nem sequer olhar na direção dessa mulher, mas Ele gentilmente lhe pediu água e se tornou Seu maior amigo, além de libertá-la de sua vida vulgar. (João 4:1-42)

7° Essa pessoa permitiu que uma outra mulher também de má reputação, rejeitada pela sociedade e pela religião, lavasse os seus pés com suas lágrimas e os enxugasse com seus cabelos, além de beijá-los e ungi-los com perfume.Lembro que muitos pregadores diz que esta mulher é Maria Madalena, mas não é. (Lucas 7:36-50)

8° Certa feita, essa pessoa contava uma história baseada em fatos verídicos para alguns habitantes locais e seus líderes religiosos, quando utilizou como inspiração para uma má conduta sua própria gente (raça), e para o bem um estrangeiro considerado inimigo. (Lucas 10:25-37)

9° Uma das classes mais odiadas em seu país eram os coletores de impostos porque recolhiam impostos para outro país mandatário, além de furtar valores para si. Não é que esse publicano foi surpreendido com um convite, de que essa pessoa iria hospedar-se em sua casa. Lucas 19:1-10


10° Uma outra narrativa baseada em situação real, contada por ele dizia a respeito de dois homens: O primeiro de boa reputação e que desprezava os outros por causa de sua posição religiosa. E o outro, publicano e desprezado pela população. O primeiro orou a Deus se engrandecendo de suas atitudes. O segundo também orou a Deus, mas suplicou misericórdia e perdão pelos seus pecados. A pergunta? Qual destas orações foi aceita? (Lucas 18:9-14)


11° Por fim, essa pessoa de quem estamos falando foi condenada por seus compatriotas e líderes religiosos à morte. Antes Ele foi condenado por blasfêmias, foi preso e torturado até quase à morte e foi julgado de forma arbitrária e ilegal. Antes da morte sofreu mais tortura, escárnio e vergonha. "O verdadeiro motivo da sua condenação foram todos os itens anteriores"

Mesmo já sem força alguma, fazendo um grande esforço físico perdoou a todos que os tinham condenado (sem nenhuma distinção - Lucas 23:34), em seguida, salvou um dos ladrões que tinha sido crucificado juntamente com Ele (Lucas 23:42,43).


Pois bem! Essa pessoa nunca se preocupou com a religiosidade local que imperava. Ele estabeleceu um alvo espiritual e social, nunca se afastou deles, mesmo nos momentos mais difíceis e diante da morte.

Viveu num meio social conturbado e de extremo fanatismo religioso sempre sendo acusado por sua conduta e por seus ensinos que contradizia a religiosidade e aproximava definitivamente o homem de Deus. Seus ensinos causavam extremo escândalo e feriam a moral ilibada dos líderes religiosos.

" A julgar pelas descrições, era exatamente o contrário, pois os pecados morais dos fariseus estavam ocultos, ao passo que as falhas dos discípulos estavam expostas. A diferença estava no relacionamento que os discípulos tinham com Ele "

Vocês sabem quem é essa pessoa? Foi Ele quem me inspirou a escrever essas poucas linhas imperfeitas mas verdadeiras.

" Desculpem pelas feridas, mas mesmo a dor mais profunda è incapaz de sufocar uma convicção"

Pr. Américo Grande é pastor da IECP, professor do Seminário Teológico e Apologético IECP e participa do Blog Café Teológico e Apologético.

Contatos - E-mail: americo_grande@hotmail.com

Um comentário:

  1. A paz do nosso Senhor e Salvador,
    parabéns pelo seu blog gostei muito edificante, continue assim.
    Faça uma visita ao meu http://levandocristoparaasruas.blogspot.com/
    Fica com Deus

    ResponderExcluir