A sucessão de denúncias contra abusos sexuais praticados por sacerdotes católicos pode afetar o próprio líder da Igreja Romana. A Associação de Teólogos João XXIII pediu, em manifesto, a renúncia imediata de Joseph Ratzinger, que acaba de completar cinco anos no comando da Santa Sé.
“O pontificado de Bento XVI está esgotado. O papa não tem a idade nem a mentalidade para responder adequadamente aos graves e urgentes problemas por que passa a Igreja Católica atualmente”, protesta a organização, surgida para cultivar o espírito reformista do Concílio Vaticano II, realizado nos anos 1960 sob a liderança daquele pontífice.
O manifesto foi publicado no jornal espanhol El país, dizendo ainda que a atual organização da Igreja Católica é obsoleta e corresponde mais a uma monarquia absoluta do que a um movimento fundado por Jesus. Teólogos ligados à Associação João XXIII lembram que Bento XVI teve seu nome citado em casos de acobertamento a padres pedófilos e reivindicam que os cargos do alto Clero sejam preenchidos através de processo democrático, envolvendo a “vontade de todos os fiéis”.
Popularity: 1%
Fonte : Revista Cristianismo Hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário