segunda-feira, 8 de março de 2010

Adultos dos EUA trocam de religião - Revista Saber e Fé

O "mercado religioso" nos Estados Unidos é extremamente volátil. Metade dos adultos trocou o credo do país por outro ou abandonou a religião de vez. É o que diz um a nova pesquisa, que entrevistou mais de 35 mil adultos e foi divulgada pelo "Fórum pew para religião e vida pública".

Boa parte do estudo confirma resultados anteriores: as igrejas protestantes clássicas estão em declínio, as igrejas não filiadas às grandes denominações ganham espaço e a população sem filiação religiosa cresce. O trabalho, contudo, lança um olhar mais profundo sobre essas tendências.

"A economia religiosa americana é como um mercado, muito dinâmico e competitivo", disse o diretor do "Fórum pew", Luis Lugo. A pesquisa mostra que os cristãos somam 78% da população nos EUA. Desses, 51% são protestantes. Mas essa porcentagem está caindo.

Como já foi dito no início, mais de 25% dos adultos trocaram a fé do país por outra fé ou abandonaram a religião. Se forem levadas em conta as transferências dos cristãos para diferentes igrejas protestantes, a mobilidade chega a 44%. Um em cada quatro adultos alega não ter filiação a nenhuma instituição religiosa.

Essa mobilidade religiosa beneficia o grupo dos sem-filiação: o número de pessoas que entra nessa categoria supera, em três para um, o número de pessoas que saem. A maioria dos sem-filiação, 12% da população total, descreve sua religião como "nenhuma em particular", e cerca da metade dessas pessoas descreve a fé como, pelo menos, um pouco importante. Ateus e agnósticos são 4% da população.

O catolicismo romano é a denominação que mais perde fiéis para as outras igrejas. Cerca de 30% dos americanos foram criados como católicos, mas menos de 1/4 professa a religião na idade adulta. Isso significa que 10% dos adultos nos EUA são ex-católicos.

A parcela da população que se declara católica, no entanto, mantém-se constante graças à migração da América Latina: quase metade dos adultos católicos com menos de trinta anos é hispânica.

O hinduísmo é a religião com maior retenção de fiéis: 84% das crianças criadas na fé se mantêm no hinduísmo quando atingem a idade adulta. A menor retenção é a das testemunhas de Jeová: 37%. A despeito disso, o grupo cresce rapidamente.

A proporção de americanos que se declara budista é maior que a de muçulmanos, e ambas as categorias têm, cada uma, menos de 1% da população adulta. Os judeus são 1,7%. SF

Nenhum comentário:

Postar um comentário