O que é Graça: O próprio Deus se dando, e se sacarificando em nosso favor, se despojando de qualquer sentimento de justiça que acusasse o homem.
O que é Legalismo : Que diz respeito à lei, fazer obedecer por lei, regra ou seja imposição.
Para falar da graça de Deus precisaria muito tempo e espaço, porque esse tema é ilimitado, chocante, divino, salvador e desconhecido por grande parte dos crentes. Saber o significado da palavra graça não quer dizer conhecê-la, mas principalmente, vivê-la. Muitos crentes caminham hoje lado a lado com o legalismo e a religiosidade do que certamente, da graça. Até se vê na graça, um bom tema para pregação, mas as atitudes são legalistas.
A liberdade cristã de que tanto o apóstolo Paulo falou e escreveu é motivada pelo amor incondicional (graça), baseado nos ensinos e atitudes do próprio Jesus.
A graça nos traz liberdade para gozar os direitos e privilégios por termos saído da escravidão e permiti, a todos, essa liberdade. É liberdade para experimentar e gozar um novo tipo de poder que só Cristo pode dar. É liberdade para tornar-me tudo o que Ele quer que eu seja, sem levar em conta como Ele orienta outros.
Eu posso ser “eu - pleno” e livremente. É liberdade para conhecê-lo de maneira independente e pessoal. Essa liberdade é liberada para outros, a fim de que eles possam ser o que devem ser de um modo diferente do meu modo de ser.
Veja bem, Deus não está fabricando pequenos cristãos com um cortador de biscoitos em todo o mundo de modo que pensemos da mesma maneira, sejamos parecidos uns com os outros, falemos do mesmo jeito e nossos atos sejam iguais. O corpo é variado.
Não fomos criados com o mesmo temperamento, nem usamos o mesmo vocabulário, ou um sorriso patenteado, nem vestimos o mesmo ou temos o mesmo ministério. Deus gosta da variedade.
Temos liberdade para ser o que somos,isto é praticamente magnífica. Somos livres para fazer escolhas, para conhecer a Sua vontade, temos liberdade para andar nela, liberdade para obedecer à Sua orientação para a minha vida e a sua. Uma vez que tenha experimentado essa liberdade, nada mais satisfaz.
Eu devo enfatizar que se trata de uma liberdade pela qual você terá de lutar. Por quê? Por que as fileiras do cristianismo estão cheias daqueles que fazem comparações e gostariam de controlar e manipular você de modo que venha a tornar-se tão miserável quanto eles. Afinal de contas, se estão decididos a serem rígidos, sombrios, tediosos e indiferentes, esperam que você também seja assim.
Ä miséria gosta de companhia, este é o lema legalista não mencionado, embora não admitam isso.Essencialmente, liberdade é libertação da escravidão ou cativeiro è inicialmente libertação do poder e da culpa do pecado.
Libertação da ira de Deus.Libertação da autoridade satânica e demoníaca. E igualmente importante, liberdade da vergonha que poderia facilmente prender-me e também libertação da tirania das opiniões, obrigações e expectativas alheias.
O legalismo é uma atitude, uma mentalidade baseada no orgulho. É uma conformidade obsessiva a um padrão artificial com o propósito de exaltar a si mesmo.
O legalista assume o lugar de autoridade e o leva a extremos injustificados, ele termina em controle ilegítimo, exigindo unanimidade e não unidade, até porque tudo tem que girar em torno dele, ele é a estrela, quase que repetindo a frase de Jesus: ¨sem mim nada podereis fazer¨. Só ele sabe, só ele pode. É incrível como existam pessoas assim, e não são poucos.
A mensagem legalista também dá bastante ênfase no que fazem para Deus, em vez do que Deus faz por eles.
Entenda isso, você não precisa provar nada para você mesmo, nem para os outros e nem para Deus. Deixe a graça de Deus te libertar da armadilha do desempenho. A graça de Deus faz-nos dignos e valiosos por aquilo que somos, e não por aquilo que realizamos com sucesso.
No evangelho de João cap. 8 e vers.36 está escrito: ¨Se o Filho vos libertar verdadeiramente sereis livres¨. Há muita gente proclamando este versículo com algemas.
Obs. Algumas frases extraídas do livro O despertar da graça de Charles R. Swindoll e do livro O poder curador da graça de David A. Seamands.
Algumas comparações para reflexão:
A Graça abrange, o Legalismo limita.
A Graça Perdoa, o Legalismo Pune
A Graça é Incondicional, o Legalismo é condicional
A Graça traz liberdade, o Legalismo escraviza
A Graça traz o amor pelo céu, o Legalismo traz o medo do inferno
A Graça traz o amor pela vida, o Legalismo traz o medo da morte
A Graça dá, o Legalismo cobra
A Graça é Fé, misericórdia e justiça, o Legalismo é o dizimo do endro, da hortelã e cominho.
A Graça capacita os escolhidos, o Legalismo escolhe os capacitados
A Graça serve, o Legalismo quer ser servido.
Pr. Américo Grande é pastor da Igreja Evangélica Cristã Presbiteriana, Formado em Teologia pelo Seminário Batista,é professor do Seminário Teológico e Apologético IECP.
Contato com o Pr. Américo Grande : americo_grande@hotmail.com
Deus era legalista?
ResponderExcluir