segunda-feira, 22 de junho de 2009

Para Cardeal espanhol, aborto é pior que abusos sexuais cometidos pela Igreja


O cardeal prefeito da Congregação pelo Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos da Espanha, Antonio Cañizares, pediu perdão pelos abusos de menores cometidos nas escolas católicas irlandesas entre os anos 50 e 80, "condutas extremamente condenáveis", mas acrescentou, no entanto, que "não é comparável o que se passou em diversos colégios" com "os milhões de vidas destruídas pelo aborto", informou o jornal "El País".

- O aborto destruiu mais de 40 milhões de vidas humanas, quando a legislação deveria dar apoio aos direitos e à justiça - afirmou. O cardeal disse ainda que a reforma da lei do aborto estimulada pelo governo espanhol "debilita os fundamentos" da sociedade porque "o primeiro direito é o direito à vida".

A ministra da Saúde e Política Social espanhola, Trinidad Jiménez, considerou as declarações de Cañizares "completamente irresponsáveis e inoportunas", acrescentando que "não é comparável" o caso dos abusos de menores em escolas católicas irlandesas com o aborto.

- É totalmente inadequado, especialmente vindo de uma pessoa que ocupa um cargo com o do arcebispo Cañizares - disse Jiménez, acrescentando que "uma coisa não deve ser comparada à outra" e que as vítimas de abusos sexuais são normalmente menores de idade.


Fonte: Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário